quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CONCRETO - II AREIA

Areia:

Para fazer um bom concreto, é fundamental usar areia média. Ela não pode estar suja. Folhas, raízes, pedaços de tronco de árvore, carvão, óleo, açúcar e terra só servem para diminuir a resistência do concreto. Além disso, a areia deve ser colocada em local limpo para evitar a sua contaminação.



Pedra Britada:

O excesso de pó, terra, restos vegetais e outras sujeiras são tão inconvenientes na brita quanto na areia. Para estocar, tome os mesmos cuidados da areia.



Água:

A água para fazer concreto deve estar limpa. Tome muito cuidado com o

vasilhame usado para transportar a água, pois não é raro os casos de

contaminação com óleos, graxas, açúcar, sal, serragem, etc. Não produza concreto com excesso de água, pois o excesso de água só prejudica a resistência.



Adensamento:

Se a peça não estiver bem concretada, aparecerão falhas ou vazios, conseqüência da acomodação ou da vibração mal feita. Eles afetam a

durabilidade da peça, pois deixam a ferragem exposta e facilitam a penetração da água. Para evitar tais problemas você deve usar o vibrador. Com ele, o concreto acomoda-se melhor, abraçando a ferragem e preenchendo todos os espaços da forma. Uma outra opção é usar sarrafos de madeira em movimentos de vai-e-vem. Em ambos os casos, deve-se parar a operação quando a superfície do concreto começar a espelhar. É importante lembrar que o vibrador deve ser usado no concreto e não na ferragem. Não deve deixar o vibrador por muito tempo no concreto, pois o excesso de vibração provoca separação entre a argamassa e a pedra, além de sobrecarregar a forma.



Cura:

Depois de pronto, o concreto ainda precisa de alguns cuidados. Durante sete dias, mantenha sempre a superfície do concreto umedecida. Dessa forma, evita-se o aparecimento de fissuras, garantindo maior durabilidade.

FONTE:
http://www.cimentopozosul.com.br/main/default.php?pg=MXYjlGR&dt=MXZoxWY0VGZ&id=wM

Nenhum comentário:

Postar um comentário